
.png)

Ftalatos
O Que são Ftalatos?
Os ftalatos são uma classe de compostos químicos derivados do ácido ftálico que são capazes de tornar plásticos rígidos e maleáveis. Além de serem usados como plastificantes, ajudam a dissolver ingredientes em uma solução, portanto são utilizados em inúmeras aplicações.
Principais Ftalatos:
-
DEHP (Bis (2-etilhexil) Ftalato)
​
-
DBP (Dibutilftalato)
​
-
DPP (di-isobutil ftalato)

Estrutura química geral dos Ftalatos
Eles Fazem Mal à Minha Saúde?
A partir da década de 60 estudos começaram a relatar a preocupação com a possibilidade dos ftalatos estarem relacionados a efeitos tóxicos. Assim, estão associados à ocorrência de problemas reprodutivos como redução da fertilidade, aborto, defeitos congênitos, câncer de fígado e rins em animais silvestres e testados em laboratórios. Em humanos os efeitos vão desde o surgimento de câncer de mama e desregulação hormonal à redução do número de espermatozóides. Sua absorção pelo solo e assimilação por plantas é altamente preocupante, visto que têm sido observados efeitos hepatóxicos, mutagênicos e carcinogênicos. A polineuropatia (distúrbio simultâneo de diversos nervos periféricos no organismo todo) foi diagnosticada em trabalhadores da indústria de processamento de PVC que estão em contato com essa substância.

Apesar de serem considerados um problema para o ambiente, devido às grandes quantidades despejadas e sua moderada persistência, não existe legislação nacional ou estrangeira, que restrinja o uso dos ftalatos, porém alguns países já restringem o uso de produtos de PVC para algumas aplicações e também para produtos de bebês. Cerca de 5 milhões de toneladas de ftalato são produzidas anualmente.
Onde são Encontrados?
Além de serem usados como plastificantes na produção de PVC e embalagens feitas de plástico do grupo 3, também fazem parte da composição de cosméticos, já que são responsáveis pelo brilho, fixação de esmaltes e duração de perfumes. Em repelentes de insetos, estes causam alta irritação para os olhos e mucosa. Quando ingeridos em grandes doses, causam irritação gastrointestinal, depressão do sistema nervoso central, coma e hipotensão. Além disso, Os ftalatos podem ser introduzidos diretamente no sistema circulatório pelo uso de equipamentos médicos à base de PVC (seringas, bolsas de sangue).

Presença dos Ftalatos em diferentes materiais
Porém os alimentos são a maior fonte humana de exposição aos ftalatos, que absorvem tais compostos de suas embalagens ou durante o processo de produção. DEHP é o principal contaminante na área médica, e DBP e DEHP são os mais encontrados em alimentos embalados em plásticos (bolos, biscoitos, gordura vegetal, salsichas, queijos, etc...).
Referências:

-
Loureiro, I. R. A importância e ocorrência de ftalatos em água potável e no ecossistema da Baía de Guanabara . DBD Puc Rio. 2002.
​
-
P. Monica Lind et al. Endocrine-disrupting chemicals and risk of diabetes: an evidence-based review. Diabetologia. 61:1495–1502. 2018.