.png)
.png)

Nosso Projeto de Extensão


Somos um projeto de Extensão da UFRJ realizado no Campus Duque de Caxias, Santa Cruz da Serra. Temos o intuito de trazer informações sobre os compostos químicos desreguladores endócrinos, alertando sobre os perigos que podem causar a nossa saúde e onde podemos encontrá-los.
O projeto é de autoria da professora Dra. Ana Paula Santos e também coordenado por ela. Atualmente, possui 6 alunos extensionistas dos cursos de Ciências Biológicas - Biotecnologia, Biofísica e Nanotecnologia.

Visão Geral

A Environmental Protection Agency (EPA) classifica como desreguladores endócrinos (DEs) todas as substâncias químicas presentes no ambiente com capacidade de interferir na síntese, secreção, transporte, atividade ou eliminação dos hormônios, podendo influenciar a manutenção, reprodução, desenvolvimento e/ou comportamento dos organismos.
Os desreguladores endócrinos podem ser de origem natural (como os fitoestrógenos presentes na soja e na linhaça) ou os produzidos pelo homem na indústria (como dioxinas, pesticidas e agentes retardantes de chama). Muitos destes compostos químicos apresentam efeitos desreguladores sobre alguns sistemas do nosso corpo, como o reprodutivo masculino e feminino, a função tireoidiana, o metabolismo e a obesidade, o sistema cardiovascular e neuroendocrino e o desenvolvimento de câncer de mama e próstata.
Algumas dessas substâncias de ação desreguladora endócrina são classificadas como obesogênicas (que induzem obesidade) como o Tributilestanho (TBT) que é utilizado como aditivo em tintas náuticas, os plastificantes Bisfenol A (BPA) e os ftalatos utilizados na fabricação de plásticos. Essas substâncias obesogênicas são de fácil bioacumulação e estudos demonstram seu papel em promover a diferenciação das células adiposas (que armazenam gordura), o ganho de massa corporal e o acúmulo de gordura visceral.
Rachel Carson, ca. 1962. (Fonte: Biblioteca Rara de Livros e Manuscritos Beinecke, Universidade de Yale)

A História Por Trás Dos Desreguladores Endócrinos

O livro “Primavera Silenciosa” foi escrito e publicado em 1962 por Rachel Carson é considerado até hoje um marco dos movimentos ambientalista ao redor do mundo. Na cidade de Springdale (Utah, EUA), Carson percebeu as consequências do avanço tecnológico e industrial norte-americano no período pós 2ª GM onde havia uma ampla distribuição de fábricas no seu condado que lançavam seus resíduos no ambiente...