
.png)

Dioxinas
O Que são Dioxinas?
As Dioxinas são compostos estáveis, persistentes, altamente tóxicos e cancerígenos. Pesquisas têm mostrado que esses compostos não ocorrem naturalmente, são frutos principalmente da era industrial do século XX, formados como subproduto não intencional de vários processos envolvendo o cloro, como a produção de pesticidas, branqueamento de papel e celulose, incineração de resíduos, incêndios, processos de combustão (veículos automotores), entre outros.
Principais Dioxinas:
-
PCDD (dibenzodioxinas policloradas)
​
-
TCDD (tetraclorodibenzo-p-dioxina)
​
-
PCDF (dibenzofuranos policlorados)
​
-
PCB (policlorobifenilos )

Estrutura química do TCDD
TCDD e Toxicidade das Dioxinas
A USEPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) conclui que as evidências disponíveis apontam fortemente uma relação entre a TCDD e o desenvolvimento de tumores malignos, indicando um efeito carcinogênico. As TCDDs são classificadas pela Convenção de Estocolmo que entrou em vigor em 2004 como Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Além disso, foram utilizadas na Guerra do Vietnã como contaminante no polêmico herbicida “Agente laranja”. Por ser uma substância hidrofóbica (não se dissolve na água) e altamente persistente, estima-se que ainda hoje haja contaminação de solos, rios e lagos pela dioxina nas cidades bombardeadas e em suas proximidades. A persistência do TCDD é tamanha que os aviões utilizados na pulverização do veneno tiveram de ser incinerados, pois, mesmo após 30 anos do acontecimento, ainda estavam incrustados com dioxina. Além disso, o TCDD está relacionado com profundos impactos no desenvolvimento.

Efeito carcinogênico

Agente laranja sendo espalhado durante a guerra do Vietnã (1961 a 1971)
Estudos realizados em várias espécies animais demonstram que o sistema imune é alvo para as dioxinas. O efeito desses compostos no sistema reprodutivo tem sido reconhecido há anos. Estudos indicam que, em grande parte, os humanos parecem responder de forma semelhante aos animais testados. As dioxinas também interferem no crescimento celular, induzindo ou bloqueando a morte de células. Isso pode levar à morte prematura ou malformação de fetos. Contudo, apenas 30 dioxinas são consideradas significativamente tóxicas. No Brasil, a universidade de Tübingen na Alemanha determinou a concentração de PCDD e PCDF em 45 amostras de lixo urbano provenientes de 22 usinas brasileiras, e encontrou valores médios acima do valor aceitável pela legislação alemã.
Rotas de exposição
As rotas de exposição incluem exposição direta pelas emissões atmosféricas e de chaminés e exposição indireta pela contaminação do solo e produtos alimentícios, água e outros. Plantas e animais são expostos principalmente através de particulados suspensos no ar. Através da parte gordurosa dos animais, as dioxinas também se acumulam, podendo atingir o topo da cadeia alimentar. Para os peixes, a principal rota de exposição é a água. As partículas na vegetação podem servir de alimento para animais, podendo passar para o homem. Portanto, a via mais relevante de exposição humana às dioxinas prende-se com a ingestão de alimentos, sendo a principal fonte os produtos de origem animal (carne, leite, ovos, peixe e seus derivados).

Ciclo da contaminação por Dioxinas
Referências:

-
Assunção J. V. et al. Dioxinas e furanos: origens e riscos. Scielo. 33:5. 523-30. 1999.
​
-
Dioxinas e PCB o que são e onde estão? ASAE. 2015. https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/dioxinas-e-pcb-o-que-sao-e-onde-estao.aspx
​
-
P. Monica Lind et al. Endocrine-disrupting chemicals and risk of diabetes: an evidence-based review. Diabetologia. 61:1495–1502. 2018.
​
-
Kuno, R. Toxicologia das Dioxinas e Furanos. Divisão de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental. 2016.