
.png)

Parabenos
O que são Parabenos?
Os parabenos são ésteres do ácido 4-hidroxibenzóico e podem ser encontrados em fórmulas derivadas, como o metilparabeno (nipagin), propilparabeno (nipazol), isopropilparabeno, etilparabeno, benzilparabeno butilparabeno e isobutilparabeno. Os parabenos podem ser encontrados não só na forma sintética, como também em fontes vegetais (naturalmente), como exemplo do metilparabeno, um agente antimicrobiano encontrado em frutas, como a amora.

Estrutura química geral dos parabenos
Eles fazem mal à minha saúde?
O parabeno é um dos mais comuns dentre os metais pesados e é absorvido facilmente pelo organismo humano, principalmente pela pele e trato gastrointestinal. Pode atuar inibindo o transporte de membrana e certas funções da mitocôndria. Além disso, possuem atividade estrogênica, por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino. Atualmente, essas substâncias vêm gerando ainda mais polêmica, pois mesmo em doses baixas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.
Apesar de não apresentar toxicidade muito elevada (baixo grau de toxicidade sistêmica) se comparado a outros metais pesados, ao longo do tempo o parabeno também pode ser tóxico para o nosso organismo, e tem sido associado ao câncer de mama e a toxicidade reprodutiva.
​
Atualmente, tanto a Sociedade Americana de Câncer (ACS), quanto a Agência Internacional pelo Estudo do Câncer (IARC), concluem que não existem provas suficientes para que se possa relacionar os parabenos com o desenvolvimento de câncer. Ainda assim, outros estudos apontam que o consumo de produtos que possuem parabeno pode causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele.

Fonte: Cassems
Câncer de mama
Presença dos Parabenos
Por ser um composto estável e não volátil (em geral), e devido ao seu baixo custo, o parabeno é muito utilizado como conservante antimicrobiano, uma vez que afeta a proliferação de bactérias e fungos, prolongando a validade de diversos produtos e alimentos.
O parabeno pode estar presente em cosméticos e produtos de higiene, como maquiagens em geral, esmaltes, protetores solar/bronzeadores, perfumes, desodorantes, cremes em geral, lubrificantes, sabonetes, pastas de dente, cremes ou ceras depilatórias, máscaras capilares e faciais, produtos para cabelos como shampoos e condicionadores. Estão presentes também em alimentos como geleias, compotas, refrigerantes, molhos, cereais, doces, enlatados e processados (incluindo vegetais), entre outros, e em fármacos como pomadas, cremes, alguns fármacos endovenosos, xaropes e repelentes.

Alguns cosméticos possuem o selo "parabens free". Para evitar o contato com os parabenos, procurem produtos que certifiquem a ausência dessas substâncias desreguladoras.

Referências:

-
Soni MG. et al. Evaluation of the health aspects of methyl paraben: a review of the published literature. Food and Chemical Toxicology. 40:10. 2002.
​
-
Nowak K. et al. Parabens and their effects on the endocrine system. Molecular and Cellular Endocrinology. Molecular and Cellular Endocrinology. 474: 15. 2018.
​
-
Grupo de Interesse de Alergia Cutânea. Parabenos. Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.
​
-
Parente, L. M. L. et al. Câncer de mama e cosméticos. Arte Médica Ampliada. 35(1): 20 - 3. 2015.